FAQ - Perguntas Frequentes

A VACINA DA FEBRE AMARELA É OBRIGATÓRIA?


Embora não exista uma fiscalização que o obrigue a tomar a vacina é altamente recomendado que você faça a vacina contra a febre amarela principalmente quando você viaja para áreas de floresta. A OMS (Organização Mundial da Saude) recomenda que se tome a dose da vacina no mínimo 10 dias antes da viagem. Em 2017 a OMS definiu que apenas uma dose é suficiente para você ficar imunizado contra a febre amarela para o resto da vida. Mas não pode ser a dose fracionada que algumas vezes orgãos de saude no Brasil disponibilizam para a população. Garanta que você esteja tomando a dose inteira recomendada pela OMS.

QUE MATERIAL DE USO PESSOAL DEVO LEVAR PARA UMA PESCARIA?


Segue abaixo a lista de material recomendado para sua pescaria:

01) Carteira de Identidade;

02) Números de telefones de emergência;

03) Licença de pesca;

04) Vacina de febre amarela;

05) Protetor solar;

06) Repelente para mosquito e creme “anti-coceira” para mordida de insetos;

07) Material de higiene pessoal (escova de dente, pasta de dente, sabonete, creme de barbear, pente, etc);

08) Medicamentos de uso continuo;

09) Kit de primeiros socorros (aspirina, tilenol, gaze, algodão, band-aid, esparadrapo, luva, tesoura, agulha);

10) Kit para re-hidratação em casos de vômitos e diarréias(açucar e sal para fazer soro caseiro, líquidos repositores tipo gatorade / hidrafix e remédios para estômago);

11) Remédios para dor de garganta, anti-gripal, engov, epocler, colírio;

12) Óculos escuros polarizados ( e não esqueça dos seus óculos de grau);

13) Capa de chuva;

14) Boné de pescador com abas laterais e com proteção de UV;

15) Boné;

16) Várias camisetas de manga curta e longa , roupas leves, de preferência de algodão, de clor clara e com proteção de UV, cuecas, meias, etc;

17) Jaqueta e calça comprida;

18) Bermudas;

19) Chinelos;

20) Botas para locais de difícil acesso;

21)  Luvas para manuseio de peixes;

22) Macacão de Tyvek (ideal para local com muitos mosquitos);

23) Lanterna;

24) Faca de uso pessoal;

25) Tesoura de unha;

26) Canivete multiuso;

27) Fósforo e isqueiro;

28) GPS, espelho e apito;

29) Tralha de pesca;

30) Máquina fotográfica / filmadora;

31) Celular e carregador.

Nota: verifique o limite de peso de sua bagagem nos vôos principamente se existir trechos com aeronaves de pequeno porte. Nestes casos o limite de peso está na ordem de 15 kgs que podem ser divididos em duas malas macias sem fundo rígido e com dimensões de até 70 cm x 50 x cm x 28 cm cada.

COMO É A COMUNICAÇÃO COM MINHA FAMÍLIA EM CASO DE EMERGÊNCIAS?


Lembre-se que você irá fazer uma aventura num local remoto e de difícil comunicação. Mesmo que este local tenha internet e/ou telefone, as vezes estes não funcionam adequadamente devido à qualidade de sinal que pode variar muito em função das condições climáticas do local. Nesses casos você pode ficar algumas horas ou até dias sem comunicação. Não deixe de avisar seus familiares sobre essas limitações e lembre-se de deixar o(s) telefone(s) de contato para emergências com eles.

QUAIS SÃO OS EQUIPAMENTOS DE PESCA RECOMENDADOS?


Veja na secção de informações/equipamentos/"material de pesca: seleção uso ajustes" uma série de recomendações sobre varas, carretilhas, molinetes, linhas, anzóis, chumbadas, etc. Lá você encontrará dicas de como selecionar os equipamentos bem como regulá-los de maneira adequada para não perder os grandes peixes.

TÁTICAS DE PESCA DO TUCUNARÉ


Os tucunarés costumam nadar em ambientes com troncos, barrancos e pedrais – esconderijos preferidos dos pequenos peixes - à espreita de uma presa. Com a experiência do seu guia, você saberá exatamente onde deve arremessar.

Os tucunarés normalmente nadam em pares ou em pequenos cardumes em busca de suas presas, muitas vezes atacando outros peixes com furor. Quando esta situação se dá, arremesse sua isca o mais rápido possível sobre os tucunarés. Quanto mais rápido fizer isso, maior é a chance de pegar um. Os tucunarés são vorazes e altamente competitivos. Arremesse sempre uma isca ou mosca bem perto de qualquer peixe fisgado. Com certeza há outro tucunaré por perto (atraído pela comoção). Se o ataque não trouxer resultados, continue pescando nas imediações.

Os pescadores novatos costumam puxar o anzol depressa demais quando pescam em águas superficiais com iscas ou moscas. Os tucunarés muitas vezes só batem de leve na isca quando é lançada e só a mordem quando passam por ela pela segunda vez. É difícil lembrar-se disso no princípio, mas não puxe o anzol no primeiro ataque. Bbaixe a ponta da vara e segure o mais firme que puder. Os grandes tucunarés têm uma pele muito dura em volta da boca e tendem a se aferrar à isca ou mosca com firmeza.

Se o peixe não fisgar a isca na primeira tentativa, continue movendo a isca. Se for paciente, o peixe voltará e baterá na isca mais duas ou três vezes. Se o peixe perder o interesse rapidamente, lance uma isca de meia água ou até mesmo um jig. Isso costuma incitar a um novo ataque.

Nunca subestime a força de um grande tucunaré. Se o peixe se dirige a algum tipo de estrutura com troncos, rochas, ou pedrais, aplique uma pressão lateral à vara e tente “guiar” o peixe em outra direção. Se mantiver a manivela tensa demais, é provável que se rompa ou que arranque a linha. Se o peixe conseguir se resguardar nessa área, não se renda. Mantenha a ponta da vara sempre alta e a linha frouxa para aproveitar as escapadas de último minuto.

A cor da mosca ou da isca não parece ser tão importante como o tom. Num dia ensolarado, use iscas ou moscas de cores claras. Os tons escuros são melhores em condições de pouca luz.

COMO O NÍVEL DOS RIOS AFETA SUA PESCARIA DE TUCUNARÉ?


Uma pescaria de sucesso pode ser medida de diferentes maneiras. O essencial de sua pescaria é ela ser divertida e diversão é voce poder pegar o maior número possível de peixes e também os maiores é claro.

Em se tratando do Tucunaré o fator principal de seu sucesso é o nível adequado das águas. E o tucunaré é muito sensitivo a isto.

Se o nível estiver muito alto e a água entrando para dentro da floresta os tucunarés estarão lá também se alimentando e você terá muito mais dificuldades para achá-los. Se o nível estiver muito baixo eles estarão inativos ou procurando lugares mais profundos para se esconder. O peridodo ideal é quando o nível da água estiver razoavemente baixo, estabilizado ou baixando levemente. Se nível do rio estiver subindo também não é a situação mais apropriada. 

Na primeira vez que você entrar na floresta amazônica você terá a sensação de humildade e insignificância em função da vastidão desta natureza primitiva e com tanta vida selvagem. A bacia amazônica é absurdamente vasta e tomando Manaus como o ponto central, o periodo ótimo dos níveis dos rios perto de Manaus será em Agosto. Mas este nível varia muito na bacia. Cada mês da estação de pesca do Tucunaré apresenta uma determinada área com nível ideal para a pesca do Tucunaré e isto se repete todos os anos com alguma variação se fatores como La Nina ocorrerem. Pergunte sempre como está o nível dos rios quando voê estiver programando sua pesca de tucunarés.

FLY FISHING


FLY FISHING: Varas de linha 8 a 10 são as mais recomendadas. O ideal é ter duas varas equipadas com diferentes linhas ou moscas no barco. Uma vara de backup extra será necessária. Recomendamos varas poderosas e resistentes. Toda a série de água salgada das principais marcas como Winston, Sage, GLoomis entre outras são recomendáveis. Recomendamos equipar uma vara com linha flutuante de agua salgada número  #8, e uma #9 ou #10 peso com linha intermediária.

REELS: Tal como acontece com as varas, as carretilhas que são projetadas para pesca de fly na água salgada são as mais adequadas. As fortes e rápidas corridas dos grandes tucunarés exigem freios forte. Traga a mais confiável carretilha que você possua. O peso também é importante, pois você estará arremessando todo o dia em altas temperaturas. Pense em uma carretilha leve e potente. Marcas como Hatch, Nautilus e Tibor estão entre as mais confiáveis e leves. Backing de 30lbs de resistência é necessário.

LINHAS: A maior parte da pesca é feita perto da superfície. Linhas flutuantes para a água quente sao essenciais. Modelos tais como: Scientific Anglers Tarpon Taper, Titan Taper ou Saltwater Taper, Cortland Tropic Plus ou outras boas marcas de linhas para águas quentes sao fundamentais para o sucesso da pescaria. Excelentes resultados são alcançados com as linhas de ponta transparente e intermediate e linhas transparentes full intermediate . Não traga linhas flutuantes de água fria convencionais, o clima quente faz com que estas linhas pareçam uma goma. Também traga uma linha sinking para alguns pontos específicos, por isso recomendamos um tipo 250 ou 300 grains como a Rio Deep Sea.

LÍDERES: O tucunaré não é particularmente um peixe que se assusta com o líder. E de outro lado os grandes peixes normalmente podem explodir um tippet de 40 libras um tippet 5x de truta. Os líderes devem ser pesados o suficiente para dar volta a grandes moscas resistentes ao vento, então bases de líder pesadas são importantes. Traga carretéis de fluorcarbon de 60, 40 e 30 libras de resistência.

MOSCAS: A pesca é feita principalmente usando imitações de pequenos peixes alimento dos grandes tucunarés como branquinhas, aracus, piabas, etc... Portanto cores como Branco, Amarelo Chartreuse e combinações de amarelo e vermelho, verde ou laranja são muito eficazes. São necessários moscas de boa ação e de volume em comprimentos de 10 a 18 centímetros atados em anzóis 2/0 a 4/0 de alta qualidade. Quanto aos padrões da mosca mais típicos utilizados temos o deceiver como base. No entanto outras imitações de pequenos peixes provaram ser muito bem sucedidas, entre eles os modelo Puglisi e com materiais sintéticos. Grandes Poppers de EVA e divers são fundamentais. As moscas mais efetivas estão disponíveis para venda no lodge.

INFORMAÇÕES SOBRE VÔOS


Selecione seu destino e nós informaremos as melhores opções de voos para sua aventura na América do Sul, seja em voos comerciais ou em voos privados. Se preferir podemos agendá-los para você.